sábado, 11 de junho de 2011

Pré viagem Jaguariúna - Parte 4/4


Dicas de Turismo

A ideia desse tópico é dizer o que é legal de ser visitado nas cidades pelas quais passamos e paramos. Infelizmente, desta vez acabamos andando mais do que vendo coisas, e teremos menos o que indicar.
Jaguariúna possui o Centro Cultural, onde pode-se conseguir um guia da cidade. No mesmo local, fica o museu da Maria Fumaça, com peças da antiga linha férrea utilizada para tranporte. Além disso, há alguns parques, como o Parque do Lago, e locais para esportes quase radicais. É possível fazer um passeio com a Maria Fumaça. O preço do meio passeio é R$30,00 e do passeio inteiro R$50,00, mas, como pode ser visto na ficha técnica da viagem, não o fizemos. 



Jaguariúna não tem cachoeiras, segundo os moradores, sendo apenas a entrada para o Circuito das Águas. Realmente é de se entender, não passamos por muitas subidas para passar la. Tem rio, mas só o rio, sem cachoeiras.

Pedreira é a cidade da Porcelana. Simples assim. Passamos, por acaso, em frente ao Teatro Municipal, que é bonito. Lá encontramos o melhor banheiro público que já vimos. Mas não passamos muito tempo lá, apesar de imaginar que também não tenha cachoeiras.

Amparo parece ter muita coisa para visitar. Tem o Parque Ecológico e alguns outros parques. Encontramos o guia da cidade na prefeitura. A entrada da cidade possui um portal interessante e uma escultura publicitária. Também possui vestígios de uma estação/linha férrea. Há muitas ruas com casas antigas, simples e muito bonitas.


Dicas Gerais

1-      Sim. É possível viajar e gastar pouco. Não estamos querendo ficar sem gastar nada, mas provar que é possível conhecer bons lugares sem ser gastão. Comida é fácil de conseguir, até agora, enquanto moradia é um pouco mais complicado, principalmente se chegar tarde na cidade.



2-      Tenha um roteiro mínimo. Não acho que deva saber tudo que vai fazer em um lugar, pelo contrário, acho legal chegar em uma cidade desconhecida e andar por aí, procurando algo sem saber o que é, mas é bom ter um roteiro básico.
O roteiro que recomendo, para uma viagem de quatro dias, é:
Dia 1: reconhecimento/improviso: nesse dia é bom ir reparando, já na estrada, possíveis lugares para pernoite. A parte do improviso fica no caso de se perceber que não vai ser possível chegar antes das 16:30 – horário que recomendo como máximo para se chegar em uma cidade desconhecida – encontrar um local na estrada mesmo e dormir – não na estrada, por ser movimentada e perigoso, mas perto. Depois de andar/pedalar muito o cansaço será grande. Evite andar muito no primeiro dia, se poupe para os próximos serem proveitosos. Caso chegue e tenha tempo de explorar um pouco, recomendo a visita de locais fora da cidade mas em saídas que não sejam a de entrada/retorno para casa.
Dia 2: dia da cidade: na cidade é mais difícil encontrar coisas de graça para fazer. Tudo que é realmente legal de fazer deve ser cobrado, mas da pra improvisar bem. No primeiro dia, deve-se procurar comida apenas para a janta mesmo e um possível lanche. Já no segundo, procure conseguir um pequeno estoque, pois é na cidade que isso possível. Se você conseguir almoçar, jantar e ainda guardar algo para mais dois almoços e uma janta você não precisa mais voltar pra cidade, podendo aproveitar possíveis paisagens interessantes.
Nesse dia, durma na cidade, para evitar cansaço depois de andar por ela.

Dia 3: dia do campo: Com sua comida reservada procure trilhas, cachoeiras e campos abertos. Praias também, se for o caso. Coma frutas do pé e beba água de rios limpos. Busque lugares legais. Nesse dia, privilegia locais próximos à saída da cidade pela qual ira embora no dia seguinte, para poder aproveitar um pouco mais o dia seguinte.

Dia 4: descanço/volta: Acorde, tome um bom café da manhã e almoce. Não faça muito esforço, mas aproveita para fazer o que você quer mas não teve tempo. É o último dia e logo mais você estará em casa, mas você tem quilômetros para andar depois de 3 dias cansativos. Se a viagem for longa, saia logo cedo, se não, aproveite ainda um pouco. Volte calculando chegar antes de escurecer. Mesmo sendo uma cidade conhecida, a estrada à noite não é muito aconselhável, além dos possíveis imprevistos com bicicletas e seu corpo.

3-      Tenha rotas e cidades alternativas em mente. Não va para um lugar sem pensar em um segundo plano. Imprevistos acontecem e você precisa estar minimamente preparado para não voltar mais cedo pra casa. Saiba uma cidade perto onde você pode ficar e uma estrada alternativa por onde passar.

4-      Procure saber sobre a cidade que vai antes de ir, claro. Se possível, saiba possíveis casas onde pode ficar. Recomendo, desde sempre, o couchsurfing. Além de boas amizades você pode conseguir os melhores guias sem pagar nada e até mesmo um lugar para dormir ou tomar banho.

5-      Tenha dinheiro para oferecer em troca de um banho. Pensões ou pousadas vão aceitar. Disseram para pedir em postos, mas não tentamos isso. O posto em que dormimos tinha chuveiros, mas estavam desligados e o banheiro cheio de bichos. Se sair água, ta valendo.

6-      Conheça pessoas. Nada melhor para conhecer uma cidade do que conversar com seus moradores. Faça amizades e confraternize!!

7-      Aproveite bem e beba MUITAAA água. Postos não vão negar, mas às vezes você ficará um bom tempo sem vê-los, não perca uma oportunidade de encher suas garrafinhas. Aproveite os postos e encha os pneus. Não em todos os postos, mas não espere passar 20 postos para perceber que seu pneu está murchando. Vai saber quando chega o próximo.




Boooooom, acho que é issoooo.. Sinto que tinha mais dicas para dar hoje, mas não estou lembrando e vou parando por aqui.

Obrigado pelo apoio e pelas visitaaaas!
Vamos começar a correr atrás das coisas para a próxima viagem.

Colocaremos uma lista ao lado direito com o nível de necessidade de algumas coisas. Se souber algum lugar barato, de graça ou alguém que possa nos ajudar agradecemos muito.

Até o próximo post, que não deve tardar, mas, com certeza, daremos pelo menos uns quatro dias de descanso!!

Fuuuui

Nenhum comentário:

Postar um comentário