sexta-feira, 10 de junho de 2011

Pré viagem Jaguariúna - Parte 3/4

Lições/Conclusões e Dicas de Trajeto




Lições/conclusões
1-      Não chegar ao destino onde vai passar a noite depois de escurecer:
Procurar lugar pra dormir, em um lugar que você não conhece, no escuro não é nada fácil. Tem menos pessoas na rua pra você perguntar e as pessoas estão com medo de te receber. Além disso, você deixa de ver várias possibilidades que veria de dia, e não encontra pessoas em lugares com potencial. Quanto mais tarde maior o perigo e menor a disposição de procurar em ruas pequenas e escondidas, onde a chance de achar é maior. Minha sugestão é chegar no máximo 16:30 na cidade. Caso não pareça possível, encontre um lugar na estrada e arme sua barraca!

2-      Não tentar dormir em igrejas pequenas:
Igrejas são citadas como bons lugares para dormir por todos os mochileiros que conheço, mas a experiência em uma cidade onde todos colocam a culpa na guarda civil não deixar foi diferente. As igrejas não tinham pessoas que passassem a noite lá, e o desfeixo era querer chamar alguém do SOS Cidadão ou a assistência social.

3-      Não chamar assistentes sociais em cidades sem albergues:
A ideia da assistência social, segundo nos falaram, é encontrar um lugar seguro para as pessoas passarem a noite. Elas podem pagar pousadas baratas ou ônibus para cidades próximas, com albergues. Quando você tem uma bicicleta a segunda alternativa é descartada. As pousadas foram ditas como cheias, mesmo fora de época. No primeiro contato até pareceu que ela queria ajudar, mas no segundo – e no fim do primeiro – ficou claro que a ideia era não ser responsável por dois corpos na estatística de mortos da cidade. Não julguei assim pelo que aconteceu depois, se fosse só o primeiro dia, nem diria isso aqui, para não sujar o nome de nenhuma instituição ou cidade.
Assistentes sociais são pessoas; Alguns querem ajudar, outros não. Alguns podem te querer fora da cidade e podem ser irônicos e desrespeitosos, desmerecendo sua opção de vida.

4-      Postos de gasolina são uma boa alternativa de passar a noite:
São locais de passagem eonde caminhoneiros dormem. Têm espaços grandes, inutilizados e com árvores. Se bobear, da até para conseguir um quartinho (com teias de aranha e alguns bichos, mas até aí tudo bem)



Dicas de Trajeto



Trajeto:

IDA
Parte 1 – Barão Geraldo-Jaguariúna
Av. Santa Isabel, 1125 (Moradia UNICAMP)
Av Albino José Barbosa de Oliveira
Rod Gen Milton Tavares Souza
Rod D Pedro
Rod Miguel Noel Nascentes Burnier
Rod Dr Governador Adhemar Pereira de Barros
Rod João Beira

Parte 2 – Jaguariúna-Pedreira
Fomos de Kombi pela Rodovia João Beira (não tenho dicas nessa parte)

Parte 3 – Pedreira-Amparo
Rod João Beira

VOLTA
Parte 1 – Amparo-Pedreira/caminho para Jaguariúna
Rod João Beira

Parte 2 – caminho para Jaguariúna-Jaguariúna
Fomos de carona com o ônibus (não passamos por ali)

Parte 3 – Jaguariúna-Barão Geraldo
Rod João Beira
Rod Dr Governador Adhemar Pereira de Barros
Av. Eng. Luiz Antônio Laloni
R. Anna Bogon Dressler
R. Bortolo Martins
R. José Puglissi Filho
R. Giuseppe Máximo Scolfaro
Estrada da Rhodia
Ruazinhas
Av. Santa Isabel, 1125 (Moradia UNICAMP)
 
Dicas

Em todos os trajetos – inclusive os não passados por nós – em qualquer estrada, a dica básica é não menosprezar o vento causado pelos caminhões. Se eles quase derrubaram o Samuel a pé, imagine o que ele pode fazer com uma bicicleta. Tomar cuidado com isso é essencial.

IDA

Parte 1:
Nesse trajeto não há muitas dificuldades em se andar a pé ou de bicicleta até a Rod Governador Adhemar Pereira de Barros. São estradas grandes e bem feitas. O acostamento é grande e de asfalto, permitindo andar longe dos carros. Há muitos postos, onde é importante encher as garrafinhas de água. Há também alguns lugares pequenos onde se pode comer.
A partir da Rod João Beira, as dificuldades começam a aparecer. Falarei mais sobre ela no trajeto de Pedreira para Amparo, porque as dificuldades continuam.

Parte 2:
Não fomos a pé e uma das partes nós não percorremos nem na ida nem na volta, mas entra também no que será falado sobre a Rod João Beira.

Parte 3:
Problemas!! A Rod João beira está situada numa região de morros, onde a tendência é ter faixa dupla nas subidas e faixa única nas descidas – segundo a direção que se segue – com um acostamento que geralmente não é asfaltado.
Para andar com a bicicleta sem passar pelo mato é preciso estar muito perto dos carros, correndo alguns riscos. Os motoristas que conhecem o trecho e andam por ali sempre têm a tendência de correr e fazer ultrapassagens perigosas, colocando ciclistas e “apézistas” em perigo. Além disso, subidas e descidas interferem na visão do que está à frente e acostamentos de terra levantam poeira a todo tempo.
É o trajeto que mais exige atenção, e onde a velocidade será muito reduzida, principalmente pelo fato do acostamento ser inadequado pra bicicletas. Nas descidas, esse tempo pode ser recuperado, mas tomando cuidado com as muitas curvas que essas estradas têm.

VOLTA



Parte 1:
Novamente a Rod João Beira com suas dificuldades.

Parte 2:
Sem dicas, mas seguem os problemas da João Beira

Parte 3:
Até a Rod Adhemar Pereira de Barros as dicas são as mesmas da ida. A partir da Av Eng Luiz Antônio Laloni, há um trajeto novo.
Nele, o acostamento também não existe, mas pelo fato de não ser uma Rodovia, e sem uma avenida. Apesar disso, por ser pouco conhecida e ter poucos carros, os motoristas gostam de acelerar um pouco mais. A avenida está asfaltada, mas os locais em torno dela são de terra. Há muitas fazendas e campos totalmente vazios, cheios de terra.
Pegamos muito vento nessa hora e passamos por uma quase tempestade de terra, não conseguindo enxergar nada. As casas são bem distanciadas, e aí começam algumas quebradas. Corta-se um bom caminho por ali, mas saiba onde está indo e vá de dia, para ter par aquem perguntar.
A partir de um certo trecho, começam-se a ver ônibus que vão para o Terminal Barão Geraldo, existindo a possibilidade, em último caso, de esperar um ônibus e pensar no que fazer, vendo para onde ele vai. A Estrada da Rhodia tem uma parte sem acostamento e uma com, onde pode-se andar bem.
Na vila São João não passam muitos carros, mas o terreno é bem acidentado, sendo melhor evitá-lo ou andar devagar de bicicleta.

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